Como é removida a medula?

 

Existem duas formas de doar a medula:

 

Punção direta da medula óssea:

É realizada com agulha, na região da bacia, de onde retira-se um volume de medula de, no máximo, 15%. O procedimento de remoção da medula dura por volta de 40 minutos e é feito com anestesia. Assim que retiradas, as células são transportadas até o centro onde será feito o transplante. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde do doador, que fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte. A medula se regenera rapidamente, como acontece na doação de sangue.

 

Punção na veia:

A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférise. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a produção de células-mãe. Estas migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células.

 

 

 

Como o paciente recebe a medula?

 

Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. O próximo momento denomina-se "pega" medular e é quando, após a transfusão das células da medula, esta já consegue produzir cada célula do sangue em quantidades satisfatórios.